O Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Fecriança) está financiando mais dez projetos de entidades baianas. Eles totalizam recursos de R$ 1 milhão, parte deles captada através de doações de pessoas físicas e jurídicas, dedutíveis no imposto de renda. Os projetos sociais foram aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca). Ainda este ano, outros serão contemplados, e as propostas devem ser enviadas até 27 de abril.

O Fecriança, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é uma instância de financiamento e aplicação de recursos destinados às políticas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, deliberados e fiscalizados pelo Ceca.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e presidente do conselho, Carlos Brasileiro, a ação visa atender à grande demanda das organizações da sociedade civil que atuam no atendimento direto às crianças e aos adolescentes e na defesa e garantia de seus direitos.

Através dos recursos oriundos do Tesouro Estadual e de doações de pessoas físicas e jurídicas, nos últimos anos, foram financiados projetos sociais de entidades públicas e privadas, beneficiando direta e indiretamente mais de 40 mil crianças e adolescentes em diversos municípios da Bahia.

Segundo a coordenadora do Fecriança, Tânia Almeida, os projetos devem fortalecer a identidade e a cidadania de crianças e adolescentes, através da garantia de acesso aos direitos fundamentais, como lazer, música e cultura, promoção do desenvolvimento socioeducativo, ético, esportivo, artístico e cultural, e a promoção de ações educacionais por meio do uso de tecnologia da informação e comunicação, visando proporcionar a inclusão social e digital.

Foram contempladas as seguintes entidades: Cipó Comunicação Interativa, Vida Brasil, Centro de Arte, Educação e Inclusão Social, Centro de Promoção Social Samaritano, Grupo Siloé (Salvador), ONG Paspas (Teixeira de Freitas), Centro Social Jerônimo Albuquerque (Pojuca), Associação de Mulheres em Ação (Porto Seguro), Associação Semente do Amanhã (Ubaíra) e Associação dos Estudantes de Ciências (Paulo Afonso). Os projetos podem ser conhecidos por meio do site do Fecriança.

Doações de empresas e pessoas físicas, dedutíveis no imposto de renda, podem ser feitas através da conta 991.032-8, do Banco do Brasil, agência 3832-6. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3115-6199 e 3115-6675