Agricultores da comunidade Macambira, em Ribeira do Pombal, começaram a chegar à sede da Associação de moto, bicicleta ou carroça, terça-feira passada (6), para a primeira sessão do ‘Cinema Rural’, que exibiu o videodocumentário ‘O veneno está na mesa’, de Silvio Tendler. Após a exibição do filme, os produtores debateram o uso indiscriminado de agentes químicos nas lavouras, as consequências da contaminação do solo, das águas, do ar, os prejuízos à saúde dos trabalhadores do campo e de consumidores.

O convite para apreciar o filme foi da agrônoma Kátia Amoedo, da gerência de Ribeira do Pombal da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura. “A iniciativa tem a pretensão de fazer os agricultores refletirem sobre a agricultora tradicional e incentivar a adoção de práticas agroecológicas”, afirmou.

A preocupação da agrônoma e da empresa em relação aos riscos do uso indiscriminado de agroquímicos justifica-se porque agricultores ainda utilizam produtos tóxicos sem orientação, o que coloca em risco a saúde do próprio produtor, de familiares, vizinhos e de pessoas que ingerem alimentos oriundos desta prática.

“Trazer essa discussão para nossa comunidade é algo muito importante, porque tem muita gente que não sabe produzir sem aplicar agrotóxicos. É possível cultivar a terra sem agredir a natureza, e sem prejudicar a saúde”, elogiou a agricultora Maria Aragão.

O filme foi exibido quarta-feira passada (7) na comunidade Alexandrino; quinta-feira (8), na Fazenda Abóbora, e na próxima terça-feira (13), chega à comunidade Poço das Varas. A expectativa é atingir um público total de 180 pessoas.