Diretores de 23 unidades escolares estaduais do polo da Liberdade se reuniram nesta terça-feira (6) com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na Escola Parque, no bairro Caixa D’Água. O encontro representa mais um canal de comunicação entre o órgão central e as escolas, abrindo espaço para que os gestores possam falar sobre os avanços realizados nas unidades e também das dificuldades encontradas no dia a dia.

“Quando se tem contato com o gestor, que está na ponta e ouve sugestões, a gente aprende e cria possibilidades de melhorar a qualidade das políticas públicas em formulação para as escolas”, disse Barreto. Ainda segundo ele, como a educação acontece na ponta, a secretaria deve estar cada vez mais próxima das unidades escolares.

Diretora do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, Nadir de Jesus Souza considera a iniciativa relevante. “É o gestor que convive com a realidade das escolas, por isso, considero a iniciativa louvável. É a oportunidade que a secretaria tem para ouvir as escolas e o que precisa ser feito para termos uma educação de qualidade”. A unidade atende a aproximadamente 800 alunos, nos três turnos.

Troca de experiências 

Quem também aprova a iniciativa é a diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, Verônica Lisboa Ramos. “O encontro abre espaço para que a gente troque experiências. Além disso, quem está na ponta é o diretor, então, essa é a oportunidade que temos de mostrar ao secretário o que está acontecendo nas escolas”. São mais de dois mil alunos em 82 turmas de cursos técnicos na escola que dirige.

O encontro contou ainda com a participação do assessor Institucional, Clóvis Caribé, da superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Tereza Maraux, da superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos, e da superintende de Recursos Humanos, Cláudia Cruz.