Os servidores da Secretaria do Planejamento (Seplan) poderão esclarecer suas dúvidas sobre previdência nesta sexta-feira (16). O Balcão Previdenciário levará o atendimento itinerante ao órgão das 8h30 às 18h oferecendo diversos serviços, incluindo simulação de aposentadoria. A visita da equipe da Previdência Estadual conta com a colaboração de representantes da área de Recursos Humanos da unidade. O objetivo é proporcionar mais agilidade na transição do servidor público da ativa para a aposentadoria, assegurando ao funcionalismo o acesso a um direito essencial dos trabalhadores.

Desde a sua implantação, há pouco mais de quatro meses, o Balcão Previdenciário já atendeu 635 servidores nas secretarias da Administração (Saeb), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Desenvolvimento Social (Sedes), da Saúde (Sesab), das Relações Internacionais (Serin), Comunicação (Secom), Casa Civil, Gabinete do Governador, Gabinete do Vice-Governador, Casa Militar, Assuntos Internacionais, Hospital Roberto Santos, Laboratório Central, Secretaria da Agricultura (Seagri), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícula (EBDA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e Bahia Pesca.

O Balcão Previdenciário oferece informação sobre descontos previdenciários aos fundos Funprev e Baprev, aposentadorias, pensão e auxílio-reclusão; tramitação de processos; recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição; averbação do tempo de serviço e abono de permanência. Na última visita, realizada à Seagri nos dias 28 e 29 de fevereiro, dos 80 servidores atendidos, 64 responderam à pesquisa de satisfação e, destes, 87% atribuíram nota 10 aos serviços. Os serviços mais procurados foram os de orientação e simulação de aposentadoria (68%), seguidos por abono permanência (14%).

Solicitação 

Representantes dos órgãos do Estado que tenham interesse em solicitar a visita do Balcão podem preencher e enviar à Superintendência de Previdência a ficha de inscrição, documento destinado à adesão das unidades, por intermédio das Diretorias Gerais. O documento está disponível no Portal do Servidor. Para esclarecimentos, enviar e-mail para suprev.atende@saeb.ba.gov.br ou ligar para (71) 3116 5442/5408/5453.