Mulheres de todas as idades foram mobilizadas neste final de semana, na Região Metropolitana de Salvador, em atividades do Março Mulher, mês da visibilidade feminista. Os eventos tiveram a participação de organizações do poder público, movimentos sociais e de mulheres, além de representantes do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

No sábado (24), em Lauro de Freitas, as mulheres movimentaram as ruas da cidade, portando bandeiras e mensagens que lembram as conquistas alcançadas na luta pela igualdade de gênero no país. Em todo o percurso foram destacadas as políticas públicas voltadas à garantia de direitos ao público feminino na atualidade. Para elas, esta é “a vez e a voz das mulheres”, como descrevia uma das faixas.

A prefeita Moema Gramacho destacou os avanços no enfrentamento à violência, um dos principais problemas da área. “Enquanto tivermos mulheres sofrendo algum tipo de violência física ou moral, não estaremos com o nosso dever cumprido”. Ela informou que uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) deve ser instalada no município até o final do ano.

Para a secretária da SPM, Lúcia Barbosa, eventos desse tipo favorecem o debate público sobre os problemas que persistem na sociedade. “Dessa forma, chamamos atenção para o fenômeno da violência contra a mulher, mas divulgamos diversos casos de superação desse fato”. Ela também participou da caminhada de mulheres realizada no Dique do Tororó, em Salvador. O evento contou com feira de artesanato, serviços de saúde, além de orientações da Deam do Engenho Velho de Brotas.