Testes de glicemia capilar, preventivo ginecológico e pressão arterial, além de palestras sobre cuidados com a saúde encerraram, nesta sexta-feira (30), as atividades dedicadas ao Mês da Mulher no sistema prisional baiano. As ações foram no Conjunto Penal Feminino de Salvador e nos conjuntos penais de Feira de Santana, Jequié, Teixeira de Freitas, Serrinha, Valença, Itabuna, Simões Filho e Juazeiro, onde existe população carcerária feminina. No total, o sistema abriga hoje 505 internas.

"Acho muito importante que estão tendo este cuidado com a gente", elogiou a interna C.A.F., 29 anos, antes de fazer o preventivo ginecológico no Conjunto Penal Feminino de Salvador. Para ela, ações desta natureza trazem um sentimento de inclusão social. "A gente já vive afastada de tudo, da sociedade", desabafou.

Como parte da passagem do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Tuberculose (24 de março), técnicos da Secretaria Estadual de Saúde também falaram sobre cuidados de saúde contra a doença e formas de diagnóstico e tratamento para os pacientes.

As ações de saúde fazem parte da rotina do sistema carcerário baiano, para homens e mulheres, e são desenvolvidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). De acordo com a superintendente de Ressocialização Sustentável da Seap, Alessandra Prado, a medida é fundamental no âmbito dos direitos humanos e também para controle e prevenção de doenças.

Interior

Em Feira de Santana, o dia de saúde e cidadania teve a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde. Além dos exames comuns, foi oferecido teste rápido de HIV e palestra sobre o combate à violência contra a mulher. "O que fortalece a parceria é a implantação de novos serviços que garantem a realização de todas as ações, desenvolvidas para a população em geral, serem também aplicadas aos encarcerados, como programas de imunização, combate à hanseníase e tuberculose, assistência à mulher e disponibilização de insumos e medicamentos", declarou a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas.