Emoção e surpresa marcaram a cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida na manhã desta quinta-feira (8), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, pela Casa Militar do Governador, em homenagem às suas servidoras, entre elas cerca de 70 policiais militares.

A programação do evento, entre outros objetivos, destacou importância do reconhecimento dos direitos humanos e profissionais das mulheres. Elas assistiram a declamação de poemas e apresentações teatrais e musicais.

A soldado PM, Daniela Sampaio, se emocionou. “Tenho muito orgulho de ser mãe, de ser mulher e de ser uma policial militar e receber uma homenagem como essa”, afirmou. A major Ana Furtado Dantas considerou o momento ‘muito especial’ e disse que se sentia valorizada “por ter nosso trabalho reconhecido, além de uma surpresa como esta feita por nossos colegas”.

Conquistas 

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi (Maria Stella de Azevedo Santos) – defensora da cultura negra e a mais veterana entre as mulheres homenageadas durante a cerimônia – foi uma das convidadas especiais do evento. Ao lado de servidoras, da rainha do Carnaval 2012, Nayane Conceição, da deusa do Ébano, Edjane dos Santos, e de procuradoras do Estado, ela recebeu rosas e presentes.

“Acho maravilhoso que nós tenhamos um dia em que todos vêm nos cumprimentar, me sinto muito grata, mas é bom lembrar que dia das mães e dia das mulheres na verdade são todos os dias ”, disse Mãe Stella.

Entre as surpresas da comemoração, estava uma mensagem gravada pelo governador Jaques Wagner, que destacou as conquistas femininas, inclusive os 80 anos do voto feminino e a eleição da presidente Dilma Rousseff, primeira mulher à frente da Presidência da República do Brasil.

Segundo o chefe da Casa Militar, coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos, a homenagem prestada às mulheres foi uma surpresa organizada pelos homens. “Não podia ser diferente. Já que hoje é o dia das mulheres, nós tínhamos mesmo que realizar esta homenagem”. Ele enfatizou que a intenção foi reconhecer a importante contribuição do segmento feminino ao trabalho da Casa Militar do Governador. “Estamos muito felizes”, disse.