Neste Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Polícia Civil, por meio das 15 delegacias especiais de atendimento à mulher (Deams) em funcionamento no estado, estará presente em diversas atividades alusivas à data, com enfoque na prevenção, assistência e entretenimento para o público feminino.

Na Base Comunitária de Fazenda Coutos, a Deam/Periperi participará, a partir de 8h30, de um mutirão social organizado pelo Governo do Estado. Uma delegada e três investigadores estarão numa unidade móvel, registrando ocorrências e orientando as mulheres a denunciarem qualquer tipo de agressão.

Pioneira no atendimento à mulher vítima de violência, a Deam do bairro Engenho Velho de Brotas marcará presença, nesta quinta-feira (8), numa mesa redonda, no Sindicato dos Bancários, na palestra ‘Ciclo da Violência’, no Sindisaúde, bem como numa outra palestra na Escola Curitiba, tendo como tema ‘Violência contra a Mulher’. Também terá representante na Marcha das Mulheres, no Campo Grande, e participa de palestra ‘Saúde e Qualidade de Vida da Mulher’, no Salão Nobre do Forum Ruy Barbosa.

Além da região suburbana e do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, a Bahia conta com Deams nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Candeias, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Barreiras e Jequié. Estas delegacias coíbem todas as formas de discriminação e violação dos direitos femininos, oferecendo, além do suporte policial, o apoio psicossocial necessário à reconstrução do vínculo familiar de mulheres vítimas de agressão.

Interior

Em Alagoinhas, a Deam participa, nesta quinta-feira, da Quinta Semana da Mulher Rural, e em Feira de Santana, a DEAM marca presença numa ação do Centro de Referência Maria Quitéria, na praça em frente à Prefeitura Municipal. Entre 8 e 16h, na Praça Ruy Barbosa, em Jequié, uma delegacia itinerante estará atendendo ao público e expondo num estande o funcionamento da Deam local.

A Deam de Itabuna também manterá uma delegacia itinerante na Praça José Bastos, próxima ao Fórum da cidade, e, em Paulo Afonso, a delegacia especializada oferece, a partir de 9h, orientação de direito às mulheres, além de estar presente numa caminhada na avenida central, em parceria com a prefeitura local.

‘Mulher: Vem, Assume Teu Poder’ é o tema da caminhada que a Deam de Juazeiro organizou em parceria com entidades representativas da mulher Juazeirense, agendada para às 16h desta quinta-feira, na Praça da Bandeira. Na cidade de Vitória da Conquista, a delegacia participa do programa Ação de Cidadania, na principal praça da cidade, onde serão oferecidos diversos serviços comunitários em parceria com entidades locais. As mulheres que forem ao evento terão acesso a assistência jurídica, além de serem informadas sobre a importância da denúncia.

A Deam de Porto Seguro promove, neste 8 de Março, uma palestra em Arraial D’Ajuda e uma exposição com o objetivo de divulgar os serviços prestados por aquela unidade especializada. Em Teixeira de Freitas, a delegacia local fará uma palestra, às 14h, para vítimas de violência, na sede do Creas, com o tema ‘Enfrentamento à Violência Doméstica e Resgate à Dignidade’. A Deam de Barreiras terá representantes numa panfletagem na Praça Castro Alves, no centro da cidade, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população sobre a violência doméstica.