A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) prorrogou o prazo de vigência do Programa de Incentivo ao Gás Natural Residêncial, visando facilitar o acesso da população baiana ao serviço público de gás natural canalizado. O novo período de inscrição se estende até o dia 19 de dezembro deste ano e as propostas de adesão devem ser entregues na sede da companhia, na Avenida Tancredo Neves, 450, Ed Suarez Trade, 18º andar, em Salvador.

Lançada em 2011, a iniciativa já contemplou 25 empreendimentos, gerando cerca de sete mil novos clientes. De acordo com o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a expansão do programa acontece devido a grande procura.  Segundo ele, a empresa vem intensificando sua atuação no segmento residencial, mas, apesar das ações comerciais, o número de clientes residenciais que aderem ao gás natural ainda é pequeno para a capacidade de fornecimento da companhia.

Programa social 

"O objetivo do programa é estimular a população a aderir ao uso gás natural, por meio de incentivos que minimizem os investimentos e os custos de instalação e adequação do sistema de gás em novos empreendimentos ou aqueles ainda em construção", afirma Davidson.

O Programa de Incentivos do Gás Natural Residencial atende empreendimentos novos e em construção, vinculados ao programa social ‘Minha Casa Minha Vida’, permitindo que populações de baixa renda e famílias vinculadas ao programa federal possam usufruir das vantagens.

Por meio da iniciativa, a Bahiagás implantará a infraestrutura de rede externa dos empreendimentos, podendo também arcar com parte dos custos da rede interna, como a conversão de equipamentos para gás natural, e a instalação de aparelhos, como sistema de aquecimento de água, sauna e outros que diversifiquem o uso do energético.

Termo de adesão

"Nosso objetivo é proporcionar mais praticidade, economia e segurança para quem opta pela utilização de gás natural em sua casa", diz Davidson. Para se cadastrar no programa, o representante do condomínio ou da empresa construtora deverá preencher o Termo de Adesão disponível para impressão no site da Bahiagás.

De posse dos documentos, a companhia realizará estudos regulatórios, técnicos e econômicos do empreendimento, para aprovação do incentivo. Após a aprovação, é celebrado o Termo de Acordo e Compromisso, delimitando as obrigações e deveres de cada um, para dar início às obras de fornecimento de gás natural.

"O empreendimento deve estar na área de atuação. Todas as redes devem estar dentro das normas da ABNT (NBR 15526 e 13103)", explica a gerente Comercial e de Varejo da Companhia, Luciene Lopo.

Um dos primeiros empreendimentos aprovados pelo programa foi o Villa Verde Residencial, em Itabuna. De acordo com Nerupe Martinelli, diretor comercial da Runa, empresa responsável pela obra, ao todo estão sendo construídas 450 unidades residenciais que contam com gás natural.  "A Bahiagás é nossa parceira nessa empreitada. Nossa intenção é estimular e difundir o consumo de energia limpa na nossa região", diz Nerupe.