As obras para adequar o Aeroporto de Barreiras às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já foram iniciadas com os trabalhos no Terminal de Passageiros, onde foram construídas as salas climatizadas de embarque, com banheiro masculino, feminino e especial para portadores de deficiência, e desembarque, e implantado novo ingresso ao Terminal de Passageiros, com acessibilidade.

As obras no local estão a cargo da empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda, que assinou com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), órgão da Secretaria de Infraestrutura, contrato de concessão remunerada de uso, em caráter emergencial por 180 dias, que abrange também os aeroportos de Lençóis e de Teixeira de Freitas.

A concessionária São Francisco terá que realizar obras que permitam adequação dos três aeroportos às normas Anac. As obras nos três terminais aéreos incluem, entre outras, adequação dos terminais de passageiros, adequação do Serviço contra Incêndio (SCI) e balizamento para voos noturnos.

Aviação regional 

O aeroporto de Barreiras, cuja pista tem 1.600 metros de comprimento por 30 metros de largura, opera atualmente com voos da Passaredo, com até 50 passageiros. Já o aeroporto de Lençóis, com pista de 2.082 metros de extensão por 30 metros de largura, opera com voos da Trip. O aeroporto de Teixeira de Freitas, cuja pista tem 1.460 por 30 metros, recebe pequenas aeronaves.

O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, ressaltou que a ampliação e modernização do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, cuja licitação será realizada no dia 26 de abril, e os melhoramentos nos aeroportos de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas vão fortalecer a estrutura da aviação regional no estado.