O ordenamento do Canal de Cotegipe, na Baía de Aratu, pode possibilitar a atracação de navios de grande porte. O calado atual, de 15 metros, pode chegar a 21. Esse é um dos aspectos do estudo sobre a recuperação, ordenamento e manutenção das condições de navegabilidade do Canal, que dá acesso a operações portuárias de grandes grupos, como Dow Química, Braskem, Ford e Moinho Dias Branco.

“O material vai servir de lastro para as ações que possibilitem a revitalização do Canal de Cotegipe e a ordenação das atividades portuárias ao longo do Canal. Este é o primeiro passo para a criação do Plano Diretor do Canal de Cotegipe, que tem importância estratégica para o crescimento econômico da Bahia”, disse o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

Considerado uma bela obra da natureza, o Canal de Cotegipe apresenta ótimas condições de navegabilidade para navios de grande porte, uma vez que dispõe de profundidade e largura compatíveis para o trânsito desse tipo de embarcação. Aliado a esses fatores, o canal não registra ocorrências de assoreamentos, o que representa um adicional na sua viabilidade econômica e financeira.

O estudo foi apresentado quarta-feira (7), no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). De acordo com o consultor técnico na área de navegação, Alceu Sparno, foi feito um levantamento da atual situação, detalhando as obras já programadas, suas consequências sobre o tráfego marítimo e as alterações a serem executadas.

Participaram da apresentação do estudo, seguido de debate, os secretários James Correia e Fernando Schmidt, o subsecretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, o presidente do IEL, Armando Neto, o capitão dos Portos da Bahia, André Novis Montenegro, além de vários representantes das empresas usuárias dos portos localizados ao longo do Canal.