Uma manhã dedicada à troca de experiências sobre meio ambiente, distribuição de mudas e material informativo das ações ambientais do Estado aos moradores do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz. Essas e outras atividades marcaram a presença da equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no último sábado (3), à região. A ação faz parte do programa Pacto pela Vida e envolve a participação de 15 secretarias estaduais.

Segundo o técnico da Diretoria de Biodiversidade do Inema, Geraldo Amaral, a distribuição e o plantio das mudas visam resgatar na comunidade a importância do meio ambiente em seu cotidiano. “Ainda que seja uma única árvore perto de casa, ela será responsável por trazer diversos benefícios, como sombra, equilíbrio da biodiversidade, acolhimento aos animais”. Ele orientou os moradores sobre a importância do reflorestamento e as características das diversas espécies de grande porte que foram distribuídas, a exemplo de maravilheiro, oitizeiro, coqueiro, jenipapeiro e ingazeiro.

Morador da Rua Cícero Simões, em Santa Cruz, Gilberto dos Santos foi um dos contemplados com mudas. Há cinco anos, ele é responsável pelo Quintal das Plantas – viveiro com mais de 40 espécies, divididas entre frutíferas e ornamentais. “Quando cheguei aqui, era puro lixo. Com meu amor pelas plantas, fui arrumando, limpando, e hoje me dedico a elas e a unir esforços para explicar às pessoas a importância de cuidar da natureza”.

Para a coordenadora de Educação Ambiental (EA) da Sema, Zanna Rodrigues Matos, uma das principais razões da sua equipe nessa ação é construir um mapeamento de experiências ambientais na área. “Todas as necessidades e potencialidades identificadas hoje na região do Nordeste de Amaralina serão registradas. Depois, formarmos grupos com esses atores sociais, em que daremos suporte técnico. Mas eles serão responsáveis pelo monitoramento e avaliação das ações ambientais desenvolvidas pelo programa”.

Rodolfo Augusto Oliveira, morador do Vale das Pedrinhas, chamou a atenção para a necessidade de apoio para a questão do descarte do lixo eletrônico no bairro. Funcionário do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), em Lauro de Freitas, disse que gostaria de levar a experiência vivenciada por ele ao seu bairro. “Precisamos de apoio técnico para criação de um espaço para ponto de descarte e constantes palestras para alertar a população sobre os riscos, cuidados e maneira correta de descarte”.

Além da Sema, diversas secretarias estaduais estiveram no local ofertando serviços à comunidade. Entre as atividades, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), levou a experiência da agricultura urbana familiar, como o cultivo de horta vertical, galinheiro compacto e produção de artesanato para locais urbanos com pouco espaço. Paralelo a isso, a equipe explicou sobre os valores nutricionais das hortaliças e as maneiras de plantio.

Mais serviços

Ainda durante a ação, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) realizou atendimento oftalmológico, exames de medida de pressão ocular e de fundo de olho. No local também estava sendo feito teste rápido para detecção de HIV, realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Sesab.

A comunidade contou ainda com a unidade do SAC Móvel, que atendeu ao público com emissão de documentos como carteira de trabalho, RG, CPF e antecedentes criminais.

Próximo encontro 

A equipe de Educação Ambiental da Sema segue no próximo sábado (10) para a base comunitária do bairro de Fazenda Coutos, a partir das 9h. Junto às atividades que integram a ação, a Sema levará ao local a exibição de filme com temática ambiental.