Os moradores do subúrbio ferroviário de Salvador tiveram acesso neste sábado (10) a mais um conjunto de serviços intermediados pelo programa Pacto Pela Vida. Os secretários de Estado, Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Jorge Solla (Saúde) conferiram de perto o andamento dos trabalhos.

O Mutirão Social concentrou no bairro Fazenda Coutos III, próximo à Base Comunitária de Segurança, diversas ações, como realização de exames rápidos (testes de HIV/Aids), inscrições para cursos profissionalizantes (pizzaiolo e informática), palestras sobre higiene pessoal com profissionais de saúde e segurança doméstica com o Corpo de Bombeiros, recadastramento no Bolsa Família, emissão de documentos, como carteira de identidade e certidão de nascimento, além de atividades recreativas oferecidas pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).

Um dos serviços mais procurados pelos moradores foi a emissão de documentos. Dona Cristiane Dias, moradora de Alto de Coutos, aproveitou a oportunidade para solicitar a segunda via das certidões de nascimento dela e da filha. “Muito proveitoso. A comunidade estava precisando”, declarou. Os documentos são gratuitos e deverão ficar prontos entre 10 e 15 dias. Após este período, basta procurar a Base Comunitária de Fazenda Coutos para fazer a retirada.

Adultos e crianças que vivem no bairro Fazenda Coutos e região aproveitaram a palestra sobre cuidados odontológicos para conhecer mais dicas sobre higiene pessoal. De acordo com o dentista Agnaldo Galvão, responsável por dar as dicas odontológicas, “as pessoas devem evitar o consumo exagerado de açúcar, em especial, com as crianças. A forma e os horários corretos de escovar os dentes também são alguns pontos fundamentais para evitar a cárie”.

Atenta às informações repassadas pelo odontologista, a professora do primário Genilce Santana dos Santos afirmou que alguns conceitos são novos para ela. "Esta palestra foi muito útil. Vou passar em sala de aula também”, disse a educadora. Ainda no âmbito da saúde, centenas de pessoas aproveitaram para aferir pressão, realizar testes de glicemia, fazer exames de vista e triagem para tratamento de glaucoma e catarata. Em alguns casos, houve indicação e encaminhamento para cirurgia.

Para o secretário Jorge Solla, a Sesab está trabalhando nesse conjunto de políticas sociais voltadas a mobilizar as comunidades onde estão localizadas as bases comunitárias de segurança. "A ampliação do acesso aos serviços de saúde é um dos aspectos importantes. Tanto no Calabar, quanto no Nordeste de Amaralina e, agora, aqui em Fazenda Coutos, esse trabalho tem dado uma resposta bastante positiva. Daremos continuidade nas próximas bases que serão inauguradas”.

A Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon também reforçou as ações da Sudesb e prendeu a atenção das crianças com contação de histórias e atividades lúdicas.

“A gente percebe que a demanda para emissão de documentos ainda é muito grande. Como nosso governo está comprometido com o social, as cerca de 400 pessoas que não conseguiram senha, podem ficar tranquilas que o SAC Móvel virá aqui em no máximo 30 dias para atendê-las. Vamos conseguir, realmente, trazer a paz para a sociedade baiana, além da segurança da polícia, a segurança da garantia dos seus direitos", disse o secretário Carlos Brasileiro”.

O trabalho de ocupação social é fruto do esforço conjunto de várias secretarias de governo, por meio da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto Pela Vida, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Publicada às 10h10
Atualizada às 14h55