A língua inglesa está sendo ensinada para 60 jovens entre 14 e 21 anos, de comunidades carentes de Salvador, por meio do projeto UP with English, mantido em parceria entre o Governo do Estado, Consulado dos Estados Unidos, Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba). O lançamento da iniciativa, que faz parte do Programa Pacto pela Vida, foi realizado nesta quinta-feira (29), na Base Comunitária de Segurança do Calabar.

Participaram do ato, o cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Dennis Hearne, os secretários estaduais Fernando Schmidt, das Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Maurício Barbosa, da Segurança Pública, e Elias Sampaio, da Promoção da Igualdade Racial, o presidente do conselho deliberativo da Acbeu, Arthur Sampaio, representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e outras autoridades.

O projeto contempla jovens de várias regiões da capital e que fazem parte das oficinas do Ilê Aiyê e do Olodum e também moradores do Calabar. Com duração de dois anos, as aulas são aos sábados, das 8h às 10h. Além do inglês, os estudantes participarão ainda de cursos sobre noções de empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho, principalmente no ramo de turismo e hotelaria, para que atuem durante a Copa 2014.

Universal 

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, Camila Kauana, 17 anos, antes de se apresentar com a banda mirim do Olodum, disse que está aprendendo inglês de forma dinâmica e rápida. “Eu faço estágio na Escola de Música do Olodum, por isto estou sempre encontrando com gente dos EUA, da Europa, de todo o mundo. O inglês é a língua universal. Para mim vai ser bom poder cumprimentar uma pessoa em inglês e saber o que ela quer”.

Morador do Calabar, o estudante Ianei Sacramento, 14 anos, já participou das três primeiras aulas e acredita na oportunidade. “Vou poder ser guia turístico na Copa do Mundo, ajudar os estrangeiros. E também quando eu quiser viajar, conhecer outros países, vai ser preciso conhecer o inglês, que é uma língua universal”.

Língua estrangeira será útil para o primeiro emprego

Para o cônsul norteamericano, o programa será um sucesso. “Vamos ensinar um inglês prático que o jovem pode utilizar como ferramenta para o seu primeiro emprego no turismo ou na indústria, pois é uma língua útil em todo lugar”. Segundo ele, os jovens de baixa renda aprendem com facilidade.

“Esperamos que este seja um projeto que amplie a perspectiva para empregabilidade dos jovens e sirva de reforço para a política de segurança pública bem sucedida do Estado, o que também faz parte da proposta. É um benefício da paz que as comunidades vão ter”, afirmou Hearne.

Prevenir a violência 

O secretário Fernando Schmidt afirmou que o governador Jaques Wagner já realizou mais de 40 missões no exterior, na busca de investimentos e de parcerias para programas sociais. “Quando esta unidade de policiamento foi inaugurada, o governador disse que seria um local para a prestação de outros serviços públicos, que ajudam inclusive a prevenir a violência. É o que estamos fazendo aqui hoje”.

Esta é a terceira atividade desenvolvida em parceria entre o Governo do Estado e o consulado dos EUA, de acordo com Elias Sampaio. “É uma oportunidade para que a comunidade possa se preparar não só para a Copa, mas para a vida, porque o evento termina, mas o conhecimento fica. Faço questão de assinalar que quem está assinando o projeto pedagógico deste curso é a Acbeu, uma das melhores escolas do Brasil”.

Arthur Sampaio, da Acbeu, disse que outra parceria, que atua em quatro colégios públicos baianos, formou 45 alunos no ano passado, utilizando a metodologia que será empregada no curso. “Eles tiveram um rendimento extraordinário. A maioria está falando fluentemente inglês e um deles ganhou um concurso nacional de jovens embaixadores. Ele vai representar a Bahia em um programa de 45 dias nos EUA”.