O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, visitou, nesta quinta-feira (22), as obras do novo Terminal Pesqueiro de Salvador, localizado no bairro da Ribeira. Esse será o primeiro da capital, com previsão de conclusão de até 60 dias, e está sendo executado pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), e monitorado pela Casa Civil do Estado.
A estrutura, que deverá movimentar 15 mil toneladas ao ano, funcionará como um centro de negócio no qual os pescados serão selecionados, congelados e armazenados. Os comerciantes poderão trazer os peixes e mariscos em barcos para armazená-los no terminal e/ou levá-los em caminhões até o seu cliente.
O Terminal Pesqueiro atenderá cerca de 20 mil pescadores de Salvador e região do entorno, e está sendo construído com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Governo da Bahia, com um investimento total de R$ 9,3 milhões. O objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade do pescado, além das condições de trabalho do pescador.
Para o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, a construção do terminal tem um significado importante para a Bahia. “Somos o terceiro maior produtor de pescado no país, atrás de Santa Catarina e Pará, mas, mesmo com a maior faixa de litoral no Brasil, ainda não temos um porto pesqueiro. Agora, com essa iniciativa, isso irá mudar”, disse.

Crivella conhece centro de pesquisa em Santo Amaro

O ministro conheceu, ainda, a Fazenda Experimental Oruabo, um centro de pesquisa, desenvolvimento e produção da Bahia Pesca situado no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo.
O projeto do III AquapescaBrasil, evento de porte internacional que tem por objetivo fomentar a indústria da pesca e da aqüicultura, também foi apresentado a Marcelo Crivella. O encontro será realizado pela primeira vez na Bahia, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2012, no Centro de Convenções de Salvador.
A agenda do ministro foi encerrada com uma reunião com o governador Jaques Wagner, na Governadoria, na qual participaram também os deputados Bispo Marinho, Mario Negromonte e João Leão; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena; e o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.