Os setores portuário e industrial foram os principais focos de discussão do seminário ‘Novo ciclo do desenvolvimento e geração de emprego em Candeias’, nesta sexta-feira (30), no Centro Industrial de Aratu (CIA). Foram discutidos temas como a ocupação das margens do Canal de Cotegipe, novas oportunidades portuárias em Candeias, cogeração de energia através de biomassa e termelétricas.

“É preciso dotar o estado de infraestrutura para receber todos os investimentos previstos”, disse o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, acrescentando que o seminário foi apenas o primero passo para a discussão sobre o novo ciclo de desenvolvimento. De acordo com ele, nos próximos cinco anos serão investidos R$ 75 bilhões na Bahia.

Os secretários estaduais do Planejamento, José Sergio Gabrielli, e da Fazenda, Carlos Martins, empresários e líderes locais também participaram do seminário. Gabrielli defendeu o planejamento integrado e uma visão global do grande potencial que o Porto de Aratu tem a oferecer e Martins falou da necessidade de redefinir o marco regulatório dos portos, além de defender o treinamento de mão-de-obra com a instalação de uma escola técnica no entorno do CIA/Candeias.