Após tomar posse, no início da noite desta terça-feira (6), como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a desembargadora Sara Silva de Brito foi eleita, por unanimidade, pela Corte, composta por seis juízes, para ocupar a presidência do órgão durante o biênio 2012-2014.

A solenidade, realizada na sala de sessões do TRE, no Centro Administrativo da Bahia, foi conduzida pelo presidente em exercício do TRE-BA, Carlos Alberto Cintra, e contou com a presença da corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, do governador em exercício, Otto Alencar, dos secretários estaduais Osvaldo Barreto (Educação) e Fernando Schmidt (Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia), lideranças religiosas, além de familiares da desembargadora.

Otto Alencar elogiou o histórico profissional da desembargadora durante o período em que atuou no Tribunal de Justiça da Bahia. “A desembargadora Sara Silva de Brito engrandece o colegiado do TRE da Bahia, que já possui grandes nomes do Poder Judiciário na sua composição. Ela tem uma história digna, construída por meio do seu trabalho, do seu conhecimento”.

Durante seu discurso, Sara de Brito falou da expectativa de conduzir o próximo pleito eleitoral na Bahia, quando serão escolhidos os prefeitos e vereadores dos 417 municípios baianos. “É muita honra assumir a presidência. Foi um ato generoso dos meus colegas. Também é uma honra substituir o desembargador Carlos Cintra, a quem darei prosseguimento no trabalho”.

Perfil

Natural de Itapicuru (BA), a magistrada diplomou-se em Direito, em 1969, pela Faculdade de Direito Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 2 de abril de 1981, sendo nomeada para a comarca de Barra da Estiva. Foi promovida em 1984 para Muritiba e, em 1986, para a comarca de Santo Amaro. Assumiu a comarca da capital em dezembro de 1992, sendo nomeada desembargadora, pelo critério de merecimento, em 17 de março de 2007.

Publicada às18h50
Atualizada às 20h30