Realização de estudos, debates e seminários que resultem em propostas para orientar a adoção de políticas públicas. Este é o objetivo da Câmara Temática Desenvolvimento e Sustentabilidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), que será instalada no final deste mês.

A primeira meta da Câmara será, em conjunto com as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento (Seplan) e de Relações Internacionais (Serinter), organizar a participação da delegação baiana que participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), agendada para junho próximo, no Rio de Janeiro.

Tendo como foco principal das discussões a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, a conferência abordará prioritariamente 15 temas, entre eles, mudanças climáticas, desastres naturais, recursos hídricos, segurança alimentar, biodiversidade, educação ambiental, modelo energético e novos padrões de consumo e produção.

“A Câmara Temática abordará os temas da ‘Rio+20’, mas seus trabalhos vão para além da conferência da ONU. Temos que utilizar os debates e acordos realizados no Rio de Janeiro como um legado, uma orientação das discussões locais”, afirma o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares.

Na quarta-feira passada (29) representantes de secretarias de governo e de entidades da sociedade civil participaram da reunião preparatória para a instalação da Câmara Temática.