Para avançar ainda mais nas relações bilaterais entre Brasil e Rússia e gerar novas oportunidades de negócios, o responsável pela Câmara de Comércio e Indústria da Rússia e representante da United Grain Company, Aleksander Medvedovsky, acompanhado do assessor da Secretaria Estadual de Relações Internacionais (Serinter), Jacques Santiago, visitou, nesta terça-feira (13), o secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Medvedovsky propôs ao governo baiano uma reunião entre empresários do nordeste brasileiro e russos.

Com proposta para acontecer durante dois dias, em outubro deste ano de 2012, em Salvador, o encontro envolverá as federações da indústria e agricultura e deverá ser dividido em dois momentos: avaliação dos principais problemas enfrentados pelo comércio bilateral; e a participação em rodadas de negócios, com o objetivo de apresentar um panorama das duas economias e identificar, através de um levantamento, quais os segmentos de interesse.

Medvedovsky recebeu do secretário e do superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, um documento elaborado pela Secretaria da Agricultura com informações detalhadas das principais cadeias produtivas do setor agropecuário baiano, e demonstrou interesse na exportação de trigo para o estado e importação de soja baiana. “A força do país não está mais concentrada nas capitais do sudeste, hoje, a região nordeste se apresenta como um a nova opção na geração de emprego e renda. Por isso, a intenção da United Grain Group em entrar no mercado brasileiro através da Bahia”, disse o empresário russo.

De acordo com Salles, a Câmara de Comércio e Indústria da Rússia se prontificou, junto com o consulado e embaixada russa, em colaborar na missão oficial do governo baiano à Rússia, que está sendo preparada pela Serinter ainda este ano.