O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o prefeito João Henrique, os senadores Walter Pinheiro, Lídice da Matta e João Durval  e deputados da bancada baiana  foram atendidos na solicitação que fizeram ao  ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o aumento do teto do repasse de recursos para o Hospital Aristides Maltez (HAM) em mais de R$ 1 milhão por mês.

Solla disse que o resultado do encontro, terça-feira (6), em Brasília, foi "muito positivo", pois o Ministério aceitou ampliar os recursos para o hospital.  O secretário apresentou duas propostas: aumento do repasse de incentivo para o hospital por ser 100% dedicado aos serviços do SUS e um aporte imediato de recursos no valor de R$ 1, 3 milhão em função do aumento do atendimento.

O ministro informou que a adesão do HAM à Portaria 100% SUS (que modifica os critérios de repasse) representará um incremento mensal de 20% nas verbas repassadas, com retroatividade a novembro de 2011. O Ministério vai analisar os dados apresentados pela prefeitura de Salvador, e que poderão comprovar o real déficit mensal referente aos procedimentos realizados, e nos próximos dias anunciará o incremento do repasse.

O deputado Nelson Pellegrino, coordenador da bancada baiana, informou que o Aristites Maltez é o maior centro oncológico da Bahia, atende outros estados e recebe em Salvador pacientes de todos os municípios baianos. Sugeriu que, além do aumento do teto, seja formulada uma solução definitiva para dar estabilidade financeira à instituição.

O ministro Padilha elogiou o esforço de união da bancada baiana e das três esferas de governo – federal, estadual e municipal. Mas enfatizou que a ampliação do teto depende da adesão às portarias de criação da rede de urgência e emergência e da análise dos dados de atendimento do hospital.

Também foi acordado que o Ministério da Saúde fará um estudo sobre a possibilidade de aumento do teto do repasse à Prefeitura de Salvador da verba destinada aos hospitais filantrópicos.