A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), está oferecendo cursos gratuitos a distância em 20 centros digitais de cidadania (CDCs) de Salvador e região metropolitana. Podem participar alunos que estejam cursando ou concluíram o ensino médio ou equivalente da rede pública.

As inscrições podem ser feitas nos próprios CDCs, nesta segunda e na terça-feira (12 e 13), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os cursos serão realizados de 15 deste mês a 20 de abril e ao final todos receberão certificado emitido pela Secti e pela Uneb.

O curso de informática básica e internet tem carga de 60 horas e oferece 200 vagas. Já os cursos de língua portuguesa, interpretação e escrita de textos e matemática básica e raciocínio lógico terão 80 horas e cada um deles vai oferecer 200 vagas.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, essa iniciativa integra o esforço da Secti para diminuir as carências básicas dos jovens baianos em informática, para que eles possam se inserir no mercado de trabalho. “Estamos ampliando a função dos CDCs, levando cursos a distância para as comunidades carentes”.

A preocupação do secretário é a mesma do Sinebahia, serviço de intermediação de mão de obra do Estado, que está oferecendo uma oficina de informática, na qual o trabalhador pode obter conhecimentos básicos sobre o tema.