Uma equipe de técnicos da República Dominicana, país da América Central, está visitando a Bahia, dando seguimento a um Acordo de Cooperação Técnica firmado com o governo estadual em 2010. Nesta quinta-feira (22) a comitiva foi recebida pelos membros do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Ba), durante reunião realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os dominicanos vieram conhecer detalhes da metodologia, que servirá de base para ser implantada em Santo Domingo, utilizada pela unidade central do SineBahia e que faz um alinhamento do ‘tripé’ do Sistema Público de Emprego (SPE), ou seja, a intermediação, a qualificação e o seguro-desemprego.
Durante o encontro, os visitantes fizeram perguntas e receberam orientações e sugestões dos conselheiros do Ceter-Ba, inclusive, propostas como a Micro Empreendedor Individual (MEI), pode ser adequada à realidade do país vizinho.
Desde a última segunda-feira (19), a equipe está em Salvador, conhecendo todas as instalações da Setre e participando das atividades com os técnicos locais. A permanência deles, no estado, está prevista até a próxima terça-feira (27).
O termo de Cooperação Técnica assinado entre o Brasil e a República Dominicana, viabilizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, e que proporciona este intercambio já está na sua quarta etapa, faltando mais três para ser concluído.