Especialistas e instituições acadêmicas que atuam na área do trabalho conheceram quinta-feira (22) o Observatório do Trabalho da Bahia e tudo que ele tem a oferecer de informações atualizadas para esse segmento significativo da economia. O encontro foi realizado no auditório do CRH-Ufba, no campus da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, em São Lázaro.

Na avaliação dos convidados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que montou o centro de estudos em parceria com o Dieese, o conteúdo geral do Observatório do Trabalho da Bahia não tem igual, por ser voltado exclusivamente para o estado. “Ele tem um universo de informações que serve para estudos dos mais diferentes temas”, afirmou a professora Graça Druck, que coordena um grupo de estudos no CRH-Ufba.

A professora de sociologia do Ifba-Jequié, Roseli Afonso, considerou a ferramenta de pesquisa disponibilizada gratuitamente pelo Governo do Estado como excelente. Gabriel Kraychette, professor da Ucsal, disse que o portal é um instrumento essencial para entender, analisar e subsidiar os estudos políticos em termos práticos e teóricos.

Isabela Fadul, professora que desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado sobre a Lei 9.601/98, se mostrou otimista com as possibilidades de ter em mãos as informações para seu trabalho acadêmico.

O seu colega e coordenador do CRH-Ufba, Jair Batista, acrescentou: “O nosso grupo, que estuda a construção de indicadores da precarização das relações do trabalho, já utiliza essas bases de dados da Setre e também o seu o know-how metodológico”.

Ainda de acordo com a professora Graça Druck, quem está ocupado em estudar as desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho, por exemplo, encontra no observatório uma fonte preciosa para seus estudos. “Trata-se de uma base de dados que nunca esteve ao nosso alcance. É um sistema excelente e que oferece um panorama completo do setor em todo o estado”.

A apresentação do portal do Observatório do Trabalho da Bahia foi feita pela coordenadora nacional do projeto, Ângela Schwengber, do Dieese, com a participação do coordenador local, Frederico Fernandes, e das técnicas Renata Belzunces e Flávia Rodrigues. Participaram do encontro representantes da Ufba, Ucsal, Ifba-Jequié, Uesc e Secretaria da Educação, entre outras instituições.

Mapa do emprego e trabalho 

O Observatório do Trabalho da Bahia é uma importante ferramenta que traz, em detalhes, o mapa do emprego e trabalho no estado. Com o Sistema de Georreferenciamento de Informações sobre o Mercado de Trabalho, possibilita a obtenção de informações do mercado baiano, fazendo o recorte de gênero, raça, cor, escolaridade, dentre outros.

Fruto de uma parceria entre a Setre e o Dieese, está em funcionamento desde setembro de 2010 e tem como objetivo assessorar e prestar apoio técnico aos gestores públicos.