Do dia 3 ao dia 9 de abril, mais de 120 mil pessoas devem embarcar na rodoviária de Salvador para passar a Semana Santa no interior, segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A procura por passagens já começou.

No mesmo período, as empresas de ônibus vão disponibilizar 920 horários extras, além dos 540 horários regulares que são cumpridos diariamente. Os destinos mais procurados são Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Chapada Diamantina, parte do Litoral Norte e Recôncavo Baiano.

A Agerba recomenda aos usuários do sistema de transporte intermunicipal de passageiros que procurem antecipar a compra dos bilhetes de passagens, evitando, assim, as filas nos guichês.

É importante também que os passageiros procurem chegar à rodoviária com antecedência mínima de 20 minutos do horário marcado para viagem, evitando possíveis transtornos no momento do embarque.

O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, disse que durante a Semana Santa as equipes de fiscalização vão intensificar as blitze nas BRs 324, 110, 116 e 101, bem como nas BAs 099, 093, 522 e 526, junto com a polícia rodoviária federal e estadual.

Reclamações

Em relação a reclamações, os usuários podem procurar os postos da Agerba nos terminais rodoviários e a Ouvidoria, através do 0800-071-0080.

O box da Ouvidoria da Agerba na rodoviária de Salvador ampliou o atendimento ao público já realizado pelo posto da agência que funciona no Embarque B. O box, que atende das 7h às 19h, está no Embarque A para ouvir as reclamações e solicitações ligadas ao sistema de transporte intermunicipal e metropolitano.

O usuário dispõe ainda de outros canais para registrar suas queixas e sugestões. Existe o call center da Agerba, que atende pelo telefone 0800-071-0080, das 7h às 19h, de segunda a domingo. E o passageiro pode também se comunicar através do e-mail ouvidoria@agerba.ba.gov.br ou na página da agência na internet, no link Fale Conosco. Se preferir, ainda tem o fax (71) 3115-4867.

Direitos e deveres

A Agerba está exibindo na rodoviária de Salvador os vídeos que integram a campanha Vai Viajar, Cidadão?, abordando os temas higiene dos veículos, pontualidade, remarcação de passagem, insegurança do transporte clandestino e proibição de viajar em pé.

A agência também está distribuindo a cartilha Direitos e Deveres dos Usuários do Serviço Público de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.