Representantes das principais entidades do trade turístico baiano conheceram, nesta quinta-feira (1°), o projeto do Salão de Turismo e Feira dos Municípios, que serão realizados de 28 a 31 deste mês, no Parque de Exposições, em Salvador.

Durante reunião com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, eles discutiram o modelo e a programação do evento. O salão é uma reivindicação antiga dos empresários e trabalhadores do setor de turismo do estado.

"Vamos mostrar nosso potencial cultural, gastronômico, turístico e a nossa diversidade", afirmou Leonelli. Segundo ele, 200 operadores de viagem do Brasil e de outros países e 100 jornalistas serão convidados para participar do evento.

Atrações confirmadas

Presidentes do sindicato e da associação que representam o setor hoteleiro, Sílvio Pessoa e José Manuel Garrido destacaram o apoio que será dado pelo trade ao evento e disseram que serão concedidos descontos nas tarifas de hospedagem aos participantes. "É uma excelente oportunidade para projetarmos a imagem da Bahia de forma positiva, a fim de recuperarmos os prejuízos que tivemos com a greve da PM", disse Pessoa.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, informou que haverá uma arena gastronômica com grandes chefs de cozinha e um espaço para a exposição do melhor da culinária de cada uma das 13 zonas turísticas do estado. Joaquim Nery, diretor da Central do Carnaval, disse que a empresa deverá participar do evento para divulgar as festas de São João organizadas pela empreendimento.

A cantora Daniela Mercury, a bateria da Escola de Samba Portela, Banda Didá e Boi Garantido do Amazonas já foram confirmados para a abertura do I Salão Baiano de Turismo e a Feira dos Municípios. Outras 30 atrações musicais também fazem parte da programação. Os eventos serão realizados pelo Governo da Estado, por meio da Bahiatursa, Voluntárias Sociais da Bahia, União dos Municípios da Bahia (UPB) e outros órgãos e parceiros.