O secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, entregou, na última quarta-feira (25), ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, documento reforçando o pedido de liberação de mais recursos para a construção de sistemas integrados de abastecimento de água no estado.

Com dez projetos prontos para serem executados, ao custo de R$ 43 milhões, a intenção do governo estadual é agilizar o financiamento das obras, que serão executadas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com o secretário Costa, os projetos foram encaminhados ao Ministério da Integração Nacional no início deste mês e estão sendo analisados pela equipe da Integração.

“A finalidade da audiência foi reforçar ao ministro a importância da liberação desse recurso entre as ações de convivência com a seca. A execução dos projetos ampliará a infraestrutura hídrica atual e beneficiará cerca de 50 mil pessoas distribuídas entre dez municípios em situação de emergência,” disse Rui Costa.

Venda de milho 

Em audiência na sede Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, o chefe da Casa Civil conversou com o diretor de Política Agrícola e Informações do órgão, Sílvio Porto, sobre as operações de venda de milho para pequenos e médios criadores da Bahia como uma das medidas de apoio. A autorização dada pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (23), colocará para venda, a preço mínimo (a ser divulgado), cerca de 70 mil toneladas do produto, sendo 1.800 quilos a quantidade limite de compra por criador.