Para garantir a adesão dos 20 mil agricultores familiares da região de Feira de Santana inscritos no Programa Garantia Safra (safra de inverno 2011/2012), o prazo para o pagamento dos boletos foi estendido até o dia 30 deste mês. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio da gerência Regional de Feira de Santana, vinculada à Secretaria da Agricultura, continua trabalhando ativamente para que os agricultores possam iniciar uma safra assegurada de milho e feijão.

Segundo o gerente Regional, Edilza Reis, na Bahia, como forma de apoiar a agricultura familiar, o governo está financiando 50% do valor do boleto. Com isso, o agricultor passou a pagar R$ 3,40, ao invés dos R$ 6,80 inicialmente estabelecidos. Com o alcance das 20 mil adesões, a gerência Regional conquistará um crescimento de quase 800%, comparado a 2007, com apenas 2.507 adesões.

O programa é um seguro de renda mínima, caso seja detectada perda de, pelo menos, metade da produção das culturas de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou mamona, por motivo de seca ou excesso hídrico. Nessa situação, o agricultor familiar cadastrado recebe o benefício, pago em quatro parcelas mensais de R$ 170, totalizando R$ 680, por meio de um cartão eletrônico, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Especificidades

Focado nas unidades familiares mais vulneráveis, o Garantia Safra reconhece as especificidades climáticas do semiárido minimizando os efeitos da perda da produção, propõe a melhoria da convivência com a região, via a introdução de tecnologias, de capacitações, do estímulo ao associativismo/cooperativismo, e a ampliação de acesso ao crédito, além de fortalecer a economia local.

As inscrições acontecem de acordo com o calendário agrícola de cada município, sendo que, para a Bahia, são estabelecidas duas safras- verão e inverno. Mais informações estão no site do programa