Os agricultores familiares, pescadores e apicultores do município de Pilão Arcado, no Território de Identidade do Sertão do São Francisco, terão a assistência técnica e extensão rural (Ater) ampliada, com a atuação de 65 novos técnicos que serão destinados à região. Por ser um dos nove territórios de cidadania da Bahia, o Sertão do São Francisco ampliará significativamente a assistência técnica com um profissional para cada 100 agricultores. Somente em Pilão Arcado serão 12 técnicos, o que significa um grande ganho para milhares de agricultores familiares com assistência técnica de qualidade.

A notícia foi divulgada pelo superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, durante reunião com mais de mil produtores, na terça-feira (24). Os agricultores lotaram o Clube Pedra Branca, no centro de Pilão Arcado, para receber o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e todo seu gabinete, no primeiro dia da 27ª edição do projeto Seagri Itinerante.

O superintendente da Suaf informou também que Pilão Arcado está dentro do Programa Estadual de Apicultura, elaborado pela Câmara Setorial da Apicultura. O programa prevê que para cada grupo de 50 apicultores será instalada uma casa de mel, com um agente de apicultura para acompanhar e orientar o trabalho.

Wilson Dias explicou que esses agentes poderão ser jovens do município, treinados pelos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Além da apicultura, a equipe da Seagri debateu com os produtores de Pilão Arcado demandas da ovinocaprinocultura e da piscicultura.