A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes), inaugurou nesta quarta-feira (25), em Camaçari, a quinta Unidade de Semiliberdade do estado, no bairro do Machadinho. A instalação é resultado de uma parceria com a Associação Hospitalar e Protetora da Infância e Maternidade de Camaçari (AHPIC).

A unidade, chamada Novos Rumos, tem capacidade para acolher até 20 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade do município e Região Metropolitana de Salvador, ampliando o atendimento socioeducativo na Bahia.

Além de Camaçari, Feira de Santana e Salvador existem unidades em Juazeiro e Vitória da Conquista. De acordo com o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo, a previsão é funcionamento de 12 unidades em todo estado, até 2015, ampliando para 240 o número de vagas para a medida de semiliberdade.

As unidades atendem às demandas dos territórios de identidade e asseguram ao adolescente a proximidade familiar e cultural. “Esse é um exercício extraordinário de democracia, onde se está construindo ambiência e novos referenciais da sócioeducação pela lógica da promoção, envolvendo família e sociedade civil”, disse a secretária interina de Desenvolvimento Social, Mara Moraes.

Avanço 

Segundo a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, a Bahia é um dos poucos estados do Brasil que está assegurando a aplicação e o cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade. “A ampliação das vagas para o cumprimento desta medida é um avanço na qualificação do atendimento. Ela garante ao adolescente o cumprimento de uma medida socioeducativa que prevê o convívio familiar, comunitário e cultural, aspectos importantes para o processo de ressocialização”.