O Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), promoverá a VII Oficina de Formação de Lideranças Quilombolas. O evento acontecerá no período de 20 e 22 deste mês, no município de Cachoeira, a 133 quilômetros de Salvador e tem como objetivo a qualificação das comunidades quilombolas para que possam estabelecer diálogos com as instâncias públicas e privadas visando à elaboração de projetos e políticas que as beneficiem.

Durante a oficina serão apresentados temas como a ‘Antropologia – contribuições para a compreensão da realidade’, que abordará a diversidade sociocultural e o respeito à diferença, abrangendo conceitos introdutórios de etnocentrismo, relativismo cultural, raça, etnia, identidade e a aplicação na realidade quilombola e no contexto regional.

Prática social

Outros temas a serem abordados são ‘Identidade dos povos e comunidades tradicionais’, ‘Ambiente e contexto social’ e ‘Sociabilidade–troca de reciprocidade’. O primeiro contextualiza as comunidades tradicionais e aborda o conceito de quilombo – como espaço de autonomia e liberdade. O segundo trata de aspectos da territorialidade, domínio cognitivo e manejo dos recursos naturais simbólicos e o terceiro, traz contribuições sobre solidariedade e cooperação, práticas sociais tradicionais.

Iniciado em 2009, o Projeto Quilombolas está se firmando junto às organizações quilombolas da Bahia com atuações de combate à pobreza rural e inclusão no processo de desenvolvimento. As ações ocorrem em 100 comunidades remanescentes de quilombos localizadas prioritariamente nas áreas de atuação da CAR e dos territórios de identidade.