Há 23 anos comercializando abará, acarajé, cocada, entre outros quitutes, no Farol da Barra, em Salvador, a baiana de acarajé Tânia Bárbara Nery está ansiosa para a chegada da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Acompanhada da filha Ana Cássia, a soteropolitana é uma das 60 pessoas que participam do curso de capacitação voltado às baianas (e baianos) de acarajé.

Eles querem aperfeiçoar a qualidade no atendimento aos turistas para lucrar mais durante e após o Mundial de futebol. “Aprendi mais sobre como comprar, vender e encontrar locais de comercialização. Aprendi que não é bom ter apenas um fornecedor. Para a Copa, quero sair na frente e estar bem qualificada para isso”, disse Tânia.

Outra categoria que tem aproveitado para a chegada da Copa é a dos taxistas. Há 11 anos, José Carlos da Conceição é um dos 60 profissionais da capital que estão sendo preparados para receber ainda melhor – inclusive, em outros idiomas -, quem desembarcar na Bahia para assistir ao Mundial. “Acho importante porque a gente vai recepcionar melhor o turista, saber o que o cliente deseja, para onde ele quer ir. A qualidade do nosso atendimento vai melhorar muito”, afirmou o taxista. Além das aulas presenciais, eles recebem dois CDs – um sobre qualidade do atendimento ao turista e outro com conteúdo de conversação em inglês e espanhol.

Programa de Qualificação

As vagas nos respectivos cursos preenchidas por Tânia, Ana e José integram o Programa de Qualificação Profissional para a Copa do Mundo de 2014 desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), e que foi apresentado nesta quinta-feira (19), no 2º Workshop de Qualificação realizado no edifício Mundo Plaza, no Iguatemi, em Salvador.

O titular da Secopa, Ney Campello, e a coordenadora do Sebrae Regional Salvador, Virgínia Guimarães, participaram do evento, que contou ainda com a presença de 200 pessoas, às quais foram apresentadas as estratégias e propostas da Secopa e do Sebrae para mobilizar e qualificar a mão de obra e o Mapa de Oportunidades de Qualificação para a Copa do Mundo.

Ao todo, foram criadas 50.373 vagas em diversos cursos para diferentes perfis profissionais. Algumas turmas já estão em sala de aula, porém, outras serão criadas durante o ano.

Segundo Campello, a Copa vai requerer uma qualidade no atendimento diferenciada. “O público que virá tem uma renda média superior a R$ 12 mil, portanto, com nível de exigência muito alto, em termos de qualidade no atendimento e serviços. Estamos pensando nos visitantes e ao mesmo tempo no pós Copa, no legado. As competências internalizadas quanto ao idioma, conhecimento de história e geografia permanecem como patrimônio pessoal depois que a Copa passar”, enfatizou o secretário.

Durante o workshop também foi lançado um informativo no formato de uma página de classificados com os nomes e contatos de todas as instituições que oferecem os cursos.

Inscrições

“As pessoas também podem entrar em contato com Sebrae, por meio da internet ou pelo 0800 570 0800. Estamos recebendo inscrições para ambulantes e baianas de acarajé. É só verificar a melhor época para participar”, observou a representante do Sebrae, Virgínia Guimarães.

Outros profissionais também podem participar dos cursos. Para saber mais sobre o Programa de Qualificação da Copa, os interessados também podem acessar o site da Secopa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos Pontos de Atendimento do Sebrae em Salvador, na avenida Sete de Setembro, nº 261 (Mercês), no Outlet Center (bairro do Uruguai), e no Pelourinho (Rua das Laranjeiras, nº 02). É preciso apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e Documento de Arrecadação Municipal (DAM).