Um grande espetáculo em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião, constituído de atrações musicais diversas, eruditas e populares, será apresentado no Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 5 de maio, a partir das 20h.

Trata-se do ‘Baião de Nóis’, musical que abrirá a Celebração das Culturas dos Sertões, evento que tem como objetivo valorizar as culturas sertanejas e discutir sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos.

Os ingressos para o espetáculo serão trocados por um quilo de arroz e um de feijão a partir do dia 3 de maio na bilheteria do Teatro Castro Alves. Os alimentos serão enviados para a população de municípios baianos atingidos pela seca.

Voz do sertão

A direção musical do espetáculo está a cargo do maestro, compositor, arranjador e instrumentista João Omar, natural do sertão da Bahia e filho de Elomar, o autor da obra-prima ‘Chula no Terreiro’.

Uma orquestra montada segundo moldes das antigas gravações de forró, composta por 13 músicos, acompanhará os artistas convidados. O palco será dividido por consagrados nomes da música nacional, como Elomar, Xangai, João Claudio Moreno, Roze, Targino Gondim, Raimundo Sodré, Gereba, Fabio Paes.

Canções que retratam o sertão e trarão suas memórias para o público, como ‘Asa Branca’, ‘Peneirou Xerém’, ‘Águas do Sertão’, ‘História de Vaqueiros’, dentre outras, integram a programação. Além da musicalidade dos sertões, o espetáculo trará a diversidade de suas expressões culturais contadas pela encenação de dois personagens e com a composição de cenário e figurino.