Contribuir para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia. Com esse objetivo, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) começou a inscrever para o Programa de Mobilidade Artística e Cultural. Por meio de apoio financeiro, no valor total de R$ 500 mil, a seleção possibilitará residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras.

Criado em 2007, com chamadas anuais, o programa já contemplou mais de 100 projetos de mobilidade internacional, estimulando a internacionalização de artistas e profissionais da cultura do estado.

A edição deste ano traz como novidade o apoio a projetos de circulação e formação de médio e longo prazo, em três linhas – residências artísticas culturais, (para artistas ou profissionais da cultura que pretendem desenvolver pesquisa, criação ou produção fora do estado ou país por um período mínimo de seis semanas), intercâmbio e difusão (profissionais em atividades culturais nacionais e internacionais, promovidas por entidades de reconhecido mérito), e formação artístico-cultural (propostas de participação em cursos, oficinas e estágios fora do estado da Bahia). Para cada linha há um valor máximo de financiamento.

Benefícios 

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró, “o apoio à mobilidade é um recurso indispensável para que a nossa produção cultural possa ampliar públicos e mercados. A possibilidade de visitar outros países, entrar em contato com realidades diversas, realizar trabalhos colaborativos e construir redes constituem práticas culturais contemporâneas que trazem benefícios não só para o profissional como também para todo o setor”.

Podem participar do programa pessoas físicas, maiores de 18 anos ou pessoas jurídicas de direito privado que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural. Para inscrever é preciso o Formulário de Apresentação de Projetos, em uma via impressa assinada e uma via eletrônica em CD.

O prazo de inscrição para a 1ª seleção vai até 21 de maio. Serão inscritos projetos recebidos até o prazo indicado (nos anos anteriores eram projetos enviados). O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da Secult.