Os moradores do povoado de Lagoa Nova, no município de Livramento de Nossa Senhora, a 658 quilômetros de Salvador, serão beneficiados com a conclusão, pelo governo estadual, de um sistema de abastecimento de água implantado para atender a região. O convênio, que garante a melhoria da oferta hídrica para dezenas de famílias rurais, foi assinado nesta quinta-feira (26), no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no Centro Administrativo, em Salvador, pelo secretário Wilson Brito.

A obra, orçada em R$ 179,1 mil, está sendo executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Sedir, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir.

Segundo o presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lagoa Nova, Cloves Miguel Neves, a conclusão da obra vai melhorar a qualidade de vida da população local. “Este sistema será fundamental para todas as famílias de Lagoa Nova, que vão poder ter água, sem passar por dificuldades”, disse.

O Produzir é executado no Estado da Bahia desde 1996 e integra uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial e governos estaduais do Nordeste do país. Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres, o programa financia projetos comunitários nas áreas social, de infraestrutura e produção. Os recursos são do Banco Mundial e do Governo do Estado e a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.