A Unidade de Infraestrutura da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desobstruiu, no início da tarde desta quinta-feira (19), o acesso ao pórtico do campus, retirando material utilizado durante protesto de um grupo de cerca de 40 estudantes, iniciado na manhã da última segunda-feira. Parte do material como sofás da residência universitária e mesas do restaurante foi levada ao local de origem, enquanto que pedaços de madeira foram recolhidos ao lixo.

Os estudantes, que fazem reivindicações relacionadas ao restaurante universitário, deixaram o pórtico na manhã desta quinta-feira e continuam mobilizados no próprio restaurante. A Administração Central da Uefs, que fez várias propostas de negociação desde o início do protesto, vai continuar analisando as solicitações, por meio de discussão ampliada com a comunidade universitária.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), dentro deste processo, diz estar à parte da forma em que a manifestação foi conduzida e já marcou assembleia geral da categoria para a próxima terça-feira (24), às 9h, em frente ao acesso principal da Universidade.

Uma das maiores preocupações da Administração Central da Universidade durante a obstrução da entrada ao campus foi a falta de manutenção do biotério, local onde são mantidos animais para uso em experiências científicas. A situação foi normalizada no final da tarde de quarta-feira (18), quando os manifestantes permitiram a entrada ao biotério de funcionários e professores, que puderam fazer a limpeza e alimentar os animais.

A Uefs entrou em recesso nesta quinta-feira, em função da Micareta de Feira de Santana. As atividades serão retomadas na próxima terça-feira (24) com serviço normal de transporte de funcionários e professores.