Milhares de foliões movimentaram as avenidas do circuito da Micareta de Feira de Santana na noite de quinta-feira (19), primeiro dia da festa. Até domingo (22), quando a folia termina, turistas e moradores da cidade se divertem tendo o reforço da segurança pública, com mais de 7.300 policiais militares (incluindo bombeiros) e civis.

O sistema de monitoramento com dez câmeras ao longo do circuito e 16 espalhadas pela cidade facilitam o trabalho dos policiais. “O centro de monitoramento tem o objetivo de prevenir ocorrências, junto com o radiopatrulhamento e abordagens utilizando detectores de metal. Tudo para garantir a segurança dos foliões”, informa o coordenador de Operações do Comando de Policiamento Regional Leste, major Márcio Maza.

Hospitais 

As unidades de saúde também estão a postos para atender a quem necessitar de cuidados, principalmente casos de urgência e emergência. No Hospital Estadual da Criança, permanecem de plantão no período da festa cinco médicos, entre pediatras e cirurgiões, além de recepcionistas e enfermeiros.

“No ano passado, tivemos aumento de 20% no número de atendimento na Micareta, principalmente casos relacionados a problemas respiratórios, por isso estamos a postos”, informou a diretora médica do hospital, Dilma Reis.

Segundo o diretor administrativo do Hospital Geral Cleriston Andrade, Carlos Rocha Holtz, a movimentação ainda é tranquila na unidade, que funciona durante 24 horas e atende a uma média de 400 pessoas por dia. “Estamos com 16 médicos plantonistas e, no fim de semana, estaremos com 20 em diversas especialidades, principalmente ortopedistas, cirurgiões e clínicos, mais procurados nesse período”.