Cerca de 100 trabalhadoras rurais foram beneficiadas com diversos serviços e orientações sobre enfrentamento à violência contra a mulher, durante evento realizado nesta terça-feira (10) em Feira de Santana, pelos governos do Estado e Federal. A iniciativa faz parte da série de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população que atua na área da agricultura familiar no estado.

Numa parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi oferecida a emissão de documentos de identidade, carteiras de trabalho, Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) e notas fiscais de comercialização de produtos. O público também participou de oficina sobre a Lei Maria da Penha e recebeu material de orientação a respeito das denúncias de violência contra a mulher.

Adélia dos Santos, que trabalha com agricultura no município de Candeias, foi uma das primeiras a ser atendidas na unidade móvel “Expresso Cidadã”, do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, desenvolvido na Bahia pelo MDA e SPM. “Estou satisfeita, retirando agora meu documento de identidade. Sem isso, teria que acordar às quatro da manhã para resolver este problema na minha cidade”, disse.

A secretária da SPM, Vera Lúcia Barbosa, participou da cerimônia, acompanhando o governador Jaques Wagner e o ministro Pepe Vargas, do MDA, que juntos autorizaram medidas emergenciais destinadas aos municípios em situação de emergência por conta da seca. Entre as medidas estão a entrega de equipamentos, sistemas de armazenamento de água, poços salinizados e recuperação de aguadas.