Mais 148 famílias baianas passaram a contar com segurança, comodidade e conforto proporcionados pelo acesso à casa própria. Na manhã desta quarta-feira (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), entregou, no município de Conceição da Feira, a 119 quilômetros de Salvador, casas e apartamentos do programa estadual Casa da Gente, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

O governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, acompanhados de secretários de Estado e deputados participaram da cerimônia de inauguração das 148 unidades habitacionais construídas na comunidade Recanto do Paraguaçu, localizado na entrada da cidade. A obra custou R$ 6,7 milhões e atende a uma solicitação do Movimento dos Sem-Teto da Bahia. As famílias que passam a habitar o local vão arcar apenas com as despesas de água e energia, pois não serão cobradas mensalidades dos moradores.

Dias melhores

Bastante emocionado, Geraldo Alves Anunciação parecia não acreditar que, aos 64 anos, estava realizando pela primeira vez o sonho de ser proprietário de um imóvel. “Para muitos, esta casa não significa nada, mas para nós, que não tínhamos um teto, é muita coisa”, disse em lágrimas.

A mesma certeza que dias melhores virão é sentida por Roseane Araújo Reis, 33 anos. “Estou muito feliz. Morava há cinco anos em casa alugada e hoje agradeço a Deus por ter um lar para morar com meu marido e meu filho. Tinha medo de morrer sem receber um presente como esse”.

Em discurso, o governador Jaques Wagner pediu aos moradores que zelem pelo empreendimento, construam jardins e arborizem a área. O chefe do Poder Executivo baiano também disse que entregar casas é promover cidadania e que outras ações estão previstas para Conceição de Feira e região.

Saúde em Movimento

“Segunda-feira começam aqui os atendimentos do programa Saúde em Movimento que é uma iniciativa muito importante para a saúde ocular dos baianos”,disse Wagner. O programa é executado pela Sesab e realiza exames de vista, consultas oftalmológicas e cirurgias de pterígio e catarata. De 16 a 24 de abril, a equipe de profissionais estará na unidade de saúde Maria Theodora Leal, em Conceição da Feira. A expectativa é que sejam realizadas 1.500 cirurgias e 7.000 consultas em moradores da cidade e municípios vizinhos.

Adolescentes que integram a Fanfarra Municipal de Conceição da Feira (Famucf) e crianças do projeto Música na Escola se apresentaram durante a cerimônia de inauguração das casas e foram os responsáveis pela trilha sonora do evento.

Governador autoriza a recuperação da BA-130

Durante a visita a Conceição da Feira, o governador Jaques Wagner autorizou a Seinfra a executar as obras de restauração de 4,8 quilômetros na BA-130, no trecho que liga o entroncamento da BR-101 até a sede do município, passando pelas localidades de Serra, Limoeiro e Vila dos Coqueiros.

A estimativa do governo estadual é investir aproximadamente R$ 1 milhão na obra que, quando concluída, também vai atender aos moradores de São Gonçalo dos Campos e Cachoeira, perfazendo um total de 40 mil pessoas beneficiadas. “A estrada é uma solicitação antiga. Estamos investindo muito em recuperação de rodovias. Os acessos desta região estão todos em bom estado, preservados”, afirmou Otto Alencar.

Publicada às 10h40
Atualizada às 19h20