O aeroporto de Barreiras estará fechado de 6 a 22 deste mês, das 5h às 10h e das 19h às 22h, para a realização de obras de recapeamento da pista, a cargo do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), órgão da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Outras obras estão sendo realizadas para adequar o aeroporto às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os trabalhos começaram no terminal de passageiros, onde foi construída uma nova sala de embarque climatizada, com banheiro masculino e feminino e especial para portadores de deficiência. Também já foi construída a sala de desembarque climatizada e criada uma nova entrada no terminal de passageiros, com acessibilidade.

Essas obras no aeroporto de Barreiras estão a cargo da São Francisco Administração Aeroportuária e Rodoviária Ltda., que assinou com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), órgão da Secretaria de Infraestrutura, contrato de concessão remunerada de uso, em caráter emergencial por 180 dias, que abrange também os aeroportos de Lençóis e de Teixeira de Freitas.

As obras nos três aeroportos incluem, entre outros serviços, adequação dos terminais de passageiros, adequação do Serviço Contra Incêndio (SCI) e balizamento para voos noturnos. Com pista de l.600 metros de comprimento por 30 metros de largura, o aeroporto de Barreiras opera atualmente com voos da Passaredo, com até 50 passageiros. Já o aeroporto de Lençóis, com pista de 2.082 metros por 30 metros, opera com voos da Trip. O aeroporto de Teixeira de Freitas, cuja pista tem 1.460 por 30 metros, recebe pequenas aeronaves.

O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, afirmou que a ampliação e a modernização do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, cuja licitação será realizada no dia 26 deste mês, e os melhoramentos nos aeroportos de Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas vão fortalecer a estrutura da aviação regional no estado.