As obras da primeira fase do Projeto Nordeste Bahia já estão sendo concluídas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e têm como objetivo aproveitar o grande potencial hídrico subterrâneo do Aquífero de Tucano, avançando na universalização da oferta de água em quatro sedes municipais e 22 povoados, beneficiando 65 mil habitantes, com investimentos de R$ 78,5 milhões.

Nesta fase, foram perfurados quatro poços tubulares profundos com vazão total de 700 metros cúbicos por hora e implantados 142,8 quilômetros de adutora. Foram construídas também seis estações elevatórias, duas com equipamentos de alta potência, além de sistema de tratamento com seis casas de química e quatro casas de cloração, 100,6 quilômetros de rede de distribuição e sistema de reservação com capacidade total de armazenamento de 15 mil metros cúbicos, composto de reservatórios de até três milhões de litros de água.

A adutora será a primeira de uso múltiplo na Bahia, com previsão de utilização para atender as demandas relativas ao abastecimento humano, a dessedentação de animais e a oferta para uso agroindustrial.

Os municípios contemplados e suas respectivas localidades nesta primeira fase são Cícero Dantas (sede municipal, Mandacaru e Ilha de São Pedro), Fátima (sede municipal, Serra Velha, Umbuzeiro, Sujoa, Raso Pintado), Heliópolis (sede municipal), Adustina (Jurema, Lagoa Seca, Sítio da Conceição, Vila São José, Lagoa do Barro, Papa Mel, Lagoa dos Ninhos e São Francisco) e Paripiranga (sede, Baixão, Cabeça da Serra, Garrincheira, Lagoa Preta, Roça Nova, Capivara, Mulungu e Taquara).

Desenvolvimento regional

O Aquífero de Tucano atravessa todo o nordeste da Bahia, constituindo-se em uma das maiores reservas de água subterrânea de boa qualidade e única alternativa de manancial da região, que concentra 13% da população que não tem acesso à água de qualidade.

O empreendimento é o ponto de partida para mudar os indicadores socioeconômicos dos municípios situados no entorno, devido à falta de água, não só como elemento de subsistência, mas também como fator de desenvolvimento de produção.

Para o presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, é o maior projeto de uso múltiplo de água, através do sistema de captação por poços artesianos do estado. O Projeto Nordeste da Bahia foi retomado neste governo e ampliado de forma a conceber um sistema produtor e adutor de água bruta para atender 38 municípios da região nordeste do estado. Na sua totalidade, contempla o aproveitamento integrado do Aquífero da Bacia Sedimentar de Tucano.

A população total localizada na faixa de abrangência do projeto, que atualmente é de 650 mil habitantes, deve crescer para um milhão até o fim deste ano, com um horizonte de projeto de 30 anos, o que corresponderá a uma reversão do atual quadro de perda de população rural. Da mesma maneira que, com a oferta de água ao longo do ano, o crescimento do plantel de gado nesses municípios deve aumentar consideravelmente.

Onde fica

A Bacia Sedimentar de Tucano atravessa toda a região nordeste da Bahia e se constitui em uma das maiores reservas de água subterrânea de boa qualidade do estado. Ela está contida, em seu maior volume, em formações geológicas denominadas Grupo Massaracá e Ilhas. A Bacia de Tucano atravessa toda a região no sentido norte/sul.