Mais de 60 famílias, das localidades de Malhada Grande II e III e Lagoa do Junco, do município de Paulo Afonso, no Vale de São Francisco, foram beneficiadas, na última sexta-feira (13), com a assinatura de três convênios, no valor total de R$ 530 mil. Os acordos irão fortalecer e recuperar a atividade de piscicultura na região e foram firmados durante o 3º Festival da Tilápia, promovido pela Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e do Sebrae/BA.

A CAR, de acordo com o seu superintendente, Dernival Oliveira Junior, foi a precursora da piscicultura da Bahia, em parceria com a Bahia Pesca, tendo iniciado, em 1998, a implantação do polo de piscicultura em Paulo Afonso e Glória.

“Paulo Afonso tem um potencial para ser o maior produtor de tilápia do Brasil, e, por isso, continuamos investindo na região. Já apoiamos a implantação da unidade de beneficiamento da Estação da Caiçara II e vamos continuar promovendo o desenvolvimento regional", disse Dernival.

Recuperação

Segundo o presidente da Associação de Malhada Grande III, José Clovis, a CAR está chegando na hora certa no local. Em 2004, quando a criação de peixes estava em ponto de venda uma enchente acabou com a produção. Houve recuperação em 2006, mas outra enchente também prejudicou. "Desde que aconteceu esta tragédia, estamos trabalhando com apenas 40% da nossa capacidade. Esta ajuda vai alavancar a nossa produção".

O presidente da Associação de Malhada Grande II, Cleonaldo Pereira, ressaltou que o convênio firmado com a CAR fará com eles voltem a ter a produção de antes das enchentes. "Já chegamos a produzir 20 toneladas por mês, mas hoje estamos operando com apenas sete. Quando conseguirmos aumentar a produção seremos autossuficientes".