Lideranças de quatro movimentos de luta pela terra que, durante a semana passada, discutiram demandas e fecharam com o governo um acordo envolvendo vários eixos temáticos, entre os quais: Terra, Infraestrutura, Assistência Técnica e Produção, foram recebidas, nesta quarta-feira (25), no CAB, pelo governador Jaques Wagner. O encontro foi o coroamento do processo de negociações e já se tornou quase que uma rotina anual.

Participaram lideranças do Movimento dos Sem Terra (MST), do Movimento de Trabalhadores Desempregados (MTD), da Pastoral Rural e do Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA). Durante a conversa, o governador e os Sem Terra tiveram uma discussão mais ampla sobre acesso à terra, a questão da seca e sobre educação no campo.

No eixo Terra ficaram definidas gestões do Estado junto ao Governo Federal para acelerar processos de assentamento; em Infraestrutura, implantação de energia elétrica através do Luz para Todos e locação, perfuração e recuperação de poços e instalação de sistemas de abastecimento de água, entre outros.

Ficou acertada também a disponibilização de assistência técnica nas áreas de assentamentos e, na parte de Produção, contribuir, através de consultoria, na elaboração de projetos agro-industriais, aquisição de tratores e implementos e implantação de reserva estratégica para a convivência com a seca (palma forrageira).