A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), atendendo a um pedido da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), comprometeu-se a ampliar o número de municípios do semiárido baiano atendidos pelo Programa Despertar, praticado em escolas públicas rurais de 61 municípios baianos, sendo 38 no semiárido.

O programa tem como meta contribuir para promover mudanças comportamentais em relação à saúde, à cidadania, à preservação ambiental e à convivência com o meio ambiente. Como articuladora na Bahia do Pacto Nacional um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, a Serinter avalia que o Programa Despertar pode contribuir para a melhoria de vida no semiárido ao discutir, nas escolas, situações reais, vivenciadas pelos alunos, famílias e a sociedade.

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Bahia), o programa conta com a parceria dos municípios, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) e da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).