O Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado na avenida Vasco da Gama, em Salvador, realiza diariamente mais de 1.200 procedimentos gratuitos relativos a pessoas que necessitam de tratamento para o câncer. Depois da triagem, os pacientes são encaminhados para exames laboratoriais e de bioimagem, como tomografia, ultrassonografia e raio-x, consultas ambulatoriais, quimioterapia e cirurgias, quando necessário.

Vanda Ribeiro dos Santos, de 62 anos, há mais de dez trata de leucemia no centro. “Uma médica desconfiou que eu estava com câncer, me encaminhou para cá e desde que cheguei a equipe me atende muito bem. Fiz e faço até hoje todos os exames necessários sem pagar nada. Estou aqui para fazer revisão e me sinto muito bem”.

O centro é especializado em tratamento de câncer e possui equipamentos modernos, laboratório – único do estado que identifica marcadores tumorais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -, facilitando a detecção do o câncer em um estágio inicial, além de oferecer assistência farmacêutica. Os pacientes também dispõem de serviços e procedimentos como a Clínica da Dor, Oncodermatologia, Oncoodontologia, atendimento psicológico e ainda recebem palestras com orientações durante o tratamento.

Câncer de mama

De acordo com a assistente social, Rita Baião, além dos esclarecimentos feitos em grupo, os pacientes recebem individualmente uma cartilha que contem explicações sobre como melhorar a alimentação e o que evitar durante a quimioterapia, entre outras informações.

O câncer de mama está entre os mais diagnosticados na unidade, pelo menos 40% dos atendimentos correspondem a mastologia. Por isso são realizadas mais de 60 mamografias por dia, para identificação de lesões e nódulos e prevenção do aparecimento da doença.

Domingas Santana, 58, também foi encaminhada à unidade para fazer mamografia. “Apareceu um caroço e a médica do posto de saúde quer um laudo mais específico, por isso vim pra cá. Já fiz alguns exames e agora estou aguardando o resultado”.

De acordo com informações do diretor do Cican, quando o diagnóstico é positivo, o Centro faz o acompanhamento total do paciente. “Uma vez matriculado na unidade, o paciente terá o prontuário dele aberto aqui, e a qualquer momento que precisar pode ter acesso gratuito a nossos serviços, seja para fazer exame de laboratório ou de imagem”.

Segundo Douglas, além dos procedimentos relativos ao atendimento, o paciente recebe acompanhamento periódico que pode ser de três, quatro ou seis meses. O atendimento no Cican é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.