Um mutirão de saúde e cidadania começará neste sábado (28) na cidade de Encruzilhada, sudoeste da Bahia. A organização não-governamental (ONG) Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto levará atendimento médico, odontológico e medicamentos. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), parceira na iniciativa, está investindo cerca de R$ 252 mil e financiará 640 cirurgias de catarata. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhará as atividades projeto nesta terça-feira (1º de maio).

Para o mutirão, que seguirá até o dia 6 de maio, serão disponibilizados uma carreta com dez consultórios odontológicos, dois consultórios médicos itinerantes, para atender a população da zona rural, uma ambulância e um ônibus para transportar os pacientes.

A equipe do Voluntários do Sertão é composta por quase 200 profissionais entre médicos de várias especialidades, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, pilotos, motoristas e auxiliares administrativos, liderados por especialistas das respectivas áreas.

Serão realizados atendimentos nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, ortopedia, urologia, proctologia, psicologia, oftalmologia, psiquiatria, cardiologia, odontologia e enfermagem, e feitas cirurgias de pequeno porte. Além disso, serão distribuídos kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e todo o medicamento prescrito para os pacientes atendidos.

A ONG Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas, ampliando a ação com atendimentos médicos, cirúrgicos e odontológicos. O projeto já passou beneficiou moradores de Carinhanha, Malhada e outras cidades do sertão da Bahia.