A Polícia Militar da Bahia preparou um planejamento especial de segurança para a tradicional Micareta de Feira de Santana, que acontece desta quinta-feira a domingo (19 a 22). A Operação Folia em Paz vai disponibilizar mais de sete mil policiais e bombeiros militares em patrulhas nos quatro dias de festa.

Quarenta postos elevados de observação e câmeras de monitoramento foram instalados em pontos estratégicos em todo o circuito, com a finalidade de auxiliar a polícia na identificação de criminosos e mapeamento de áreas críticas, reforçando a segurança dos foliões.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, destaca o cuidado da Corporação com a segurança do evento. “Com o planejamento, a PM visa otimizar os serviços prestados à população e proporcionar aos foliões uma festa com muita paz, a partir do aperfeiçoamento das ações desenvolvidas no policiamento de grandes eventos”.

Volta para casa 

A operação proporcionará mais segurança ao folião no retorno para casa. Mais de 400 policiais militares atuarão em 39 barreiras, realizando ações de radiopatrulhamento. Além do efetivo ordinário, haverá apoio das unidades especializadas da PM como a Rondesp, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE’s), Esquadrão de Polícia Montada e Esquadrão de Motociclistas Águia.

As guarnições da Companhia Especial Tático Ostensiva (Ceto) ainda irão prevenir atos de vandalismo no entorno da festa, estações de transbordo e grandes corredores de tráfego.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros realizou vistorias técnicas das instalações elétricas das barracas de rua que comercializam alimentos e também nos estabelecimentos que utilizam o GLP, mais conhecido como gás de cozinha, além de vistoriar os trios elétricos, palanques, camarotes, hotéis, bares e restaurantes. Ao todo, 356 bombeiros irão atuar na Micareta de Feira de Santana, realizando ações de prevenção e combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento e operações de defesa civil, equipes distribuídas nas ruas e nos dez postos elevados de observação.