Para garantir a segurança dos foliões durante a 74ª Micareta de Feira de Santana, entre os dias 19 e 22 deste mês, mais de 270 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, estarão atuando no município, num trabalho conjunto com a Polícia Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

O esquema de policiamento para a edição 2012 da festa, com um circuito de quatro quilômetros na Avenida Presidente Dutra, começa oficialmente às 8h desta quinta-feira (19), prosseguindo até as 8h de segunda-feira (23).

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Edenir Macedo, uma das inovações para a Micareta de Feira 2012 foi o treinamento em prática policial, promovido durante três semanas pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) para os servidores que farão a segurança da festa.

Durante a Micareta de Feira de Santana – segundo município mais populoso da Bahia e considerado o maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste – estarão funcionando seis postos policiais integrados (PPIs), que permitirão o registro de qualquer tipo de ocorrência, inclusive envolvendo custódia de presos.

Os PPIs serão instalados nas imediações da Igreja dos Capuchinhos, no Colégio Estadual de Feira de Santana e na Rua Barão do Rio Branco (transversal da Avenida Presidente Dutra), entre outros trechos do circuito.

Duas centrais de flagrante funcionarão no Complexo Policial Investigador Bandeira e no Colégio Estadual de Feira de Santana, onde haverá ainda uma unidade da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e uma Delegacia Especial de Área (DEA), que, entre as atribuições, fará o registro de extravio de documentos.

O colégio estadual também será ponto de encontro das cinco equipes do Grupo Força Azul, cujos integrantes, lotados em diferentes delegacias e departamentos da Polícia Civil, farão o atendimento imediato de ocorrências.

Câmeras

A cobertura policial da Micareta contará com dez câmeras instaladas ao longo dos quatro quilômetros do circuito. O centro de monitoramento desses equipamentos também funcionará no Colégio Estadual de Feira, situado entre a Avenida Maria Quitéria e a Avenida Presidente Dutra.

A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) manterá policiais à paisana nas ruas da cidade, averiguando e reprimindo situações de consumo e tráfico de drogas, num trabalho conjunto com o Grupo Força Azul.

Equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), instalada naquele município, vão reforçar o policiamento da Micareta de Feira 2012.

O delegado-geral Hélio Jorge Paixão estará no evento para acompanhar o trabalho dos policiais civis, participando também das reuniões diárias entre a cúpula da instituição e a Polícia Militar.

O coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior/Feira (Coorpin), delegado Ricardo Esteves Brito Costa, vai coordenar a atividade da instituição durante os dias da festa. As equipes da Polícia Civil estarão no circuito desde a noite do dia 18, acompanhando a passagem de alguns trios elétricos que anteciparão a abertura do evento.

Taser e BlackBerry

O emprego de pistolas Taser, arma não letal que dispara uma carga elétrica imobilizante, está entre as novidades desta 74ª edição da Micareta de Feira. Os policiais foram treinados pela Coordenação de Operações Especiais (COE) para a utilização do equipamento em situações extremas.

Outra inovação tecnológica, o celular BlackBerry contendo o programa Mobilidade em Operações Especiais (MOB), estará à disposição das equipes do Grupo Força Azul. Através desse aparelho pode-se obter qualquer dado sobre pessoas detidas ou bens apreendidos, armazenados no sistema de informação da polícia.

A central de estatística da Micareta 2012 funcionará no Complexo Policial Investigador Bandeira, de onde as ocorrências registradas durante a festa serão encaminhadas, em tempo real, para processamento no Centro de Documentação e Estatística (Cedep), em Salvador. No mesmo complexo policial estará a Central de Informática, cujos técnicos poderão ser acionados para dar suporte aos equipamentos instalados no circuito.