A solenidade de formatura dos novos 1.851 PMs aconteceu nesta quarta-feira (25), no Parque de Exposições de Salvador, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, entre outras autoridades. Foram formados 1.737 policiais e 114 bombeiros.

Os alunos passaram por nove meses de preparação, com carga de 1.776 horas, com aulas de direitos humanos, policiamento comunitário, direito militar aplicado, gerenciamento de crises, inteligência policial, tiro e prática supervisionada.

Tiago Bezerra da Silva disse que se sente apto para o novo desafio. “Foram meses de muito aprendizado, com curso e estágio supervisionado. Acredito que estamos preparados para a missão de trabalhar para a diminuição do índice de criminalidade e estou muito feliz”.

A emoção também tomou conta dos familiares que prestigiaram os novos policiais. “Não tenho palavras. Estou muito feliz em ver meu filho formar. Ele sempre foi apaixonado pelo militarismo e depois de tanta dedicação vai realizar o sonho de ser policial”, disse a dona de casa Eliete Ribeiro de Carvalho, mãe do soldado Eduardo Barbosa Carvalho.

O aumento do efetivo faz parte das ações do programa Pacto pela Vida, como destacou o coronel Alfredo Castro. “Temos voltado nossas preocupações também para a segurança pública e para o cuidado com as famílias. Mais de 9.200 policiais foram incorporados à PM nestes cinco anos, com o dever de servir à sociedade”.

Alunos-destaque 

Alguns alunos foram destaque no curso, como Tiago Ramos Costa e Sângela Micaele Nascimento Ribeiro, que ficaram na primeira e na segunda colocação, respectivamente. Tiago e Sângela foram homenageados pelos policiais militares e saudados pelo governador. “Eles já concluíram o ensino médio, inclusive um cursa universidade. Com isso podem chegar a oficiais e crescer dentro da corporação. Para mim é um orgulho vê-los interessados em servir à comunidade. Todos os formandos servirão à Bahia e serão lotados preferencialmente na região onde vivem”.