Redução de 18,2% no número geral de ocorrências policiais em comparação à festa em 2011 (116 contra 203 registros) marcou a Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta segunda-feira (23), com o mesmo clima de tranquilidade do início da festa, na última quinta (19). Nenhum homicídio ou tentativa de homicídio aconteceram na folia, que teve esquema de segurança elogiado nas ruas pelos foliões e do alto dos trios elétricos por artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, segundo informou o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira), delegado Ricardo Esteves Brito Costa.

Na 74ª edição da Micareta, os procedimentos policiais aumentaram 31%, disse o coordenador regional, que também atribui a tranquilidade do evento às ações de prevenção à criminalidade e à violência, realizadas às vésperas da festa. Numa dessas operações, deflagrada no dia 17, foram aprendidos, com 12 traficantes, cinco quilos de maconha, dois quilos de crack e 150 gramas de cocaína que seriam comercializados no período da festa, além de pistolas, revólveres, espingarda e munições.

Vinte e três ocorrências de lesão corporal foram registradas no circuito da festa, onde aconteceram 89 casos de furto, além de 50 situações de via de fato (redução de 54,1%). As quatro ocorrências de roubo registradas nos quatro dias da micareta representaram uma redução de 33,3% em relação à edição do ano passado – um total de seis.

Duas armas de fogo e cinco armas brancas foram apreendidas pela polícia. Ocorreram ainda 11 prisões em flagrante (decréscimo de 35,3%) e também a apresentação às unidades policiais de 49 pessoas envolvidas em situações diversas (redução de 9,3%). Houve ainda o registro de seis casos de tráfico de drogas (50% a menos que em 2010).