A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai interromper, na próxima quarta-feira (4), a partir das 5h, o fornecimento de água, em vários bairros de Salvador e em oito municípios da região metropolitana, para ligar a duplicação das adutoras de água tratada e de água bruta ao sistema integrado de abastecimento que atende a 60% da capital baiana e parte da RMS.

O serviço iniciará sua regularização, gradativamente, a partir da quinta-feira (5). A intervenção integra as ações previstas para a realização de dois grandes empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor total de R$ 68,8 milhões.

Essas obras vão melhorar a prestação do serviço de abastecimento de água em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e as localidades de Busca Vida e Sucupió, em Camaçari, onde haverá interrupção.

Aumenta a oferta 

A duplicação das adutoras aumentará a oferta de água em aproximadamente 1.000 litros por segundo para atender à crescente demanda provocada pela expansão imobiliária, nos últimos anos, beneficiando diretamente cerca de 1,9 milhão de pessoas. Os imóveis com rede interna e reservação suficiente para a demanda de consumo de seus moradores não sentirão os impactos da interrupção no fornecimento de água. A Embasa esclarece que priorizará o atendimento com carros-pipas para hospitais, creches e escolas.

Bairros de Salvador onde o serviço será interrompido

Em Salvador a interrupção do abastecimento acontecerá nos bairros do Cabula, Pernambués, Narandiba, Saboeiro, São Gonçalo, Engomadeira, Arraial do Retiro, Tancredo Neves, Arenoso, Sussuarana, Mata Escura, Calabetão, Barros Reis, San Martin, Santa Mônica, Iapi, Pero Vaz, Liberdade (parte) e Curuzu, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Baixa do Fiscal, Uruguai, Lobato, Calçada, Mares, Roma, Jardim Cruzeiro, Vila Rui Barbosa, Massaranduba, Boa Viagem, Bonfim, Monte Serrat, Caminho de Areia, Ribeira, Alto da Boa Vista, Alto do Cabrito, Campinas de Pirajá, Pirajá, Marechal Rondom, Avenida Suburbana, Castelo Branco, Fazenda Grande, Cajazeiras, Dom Avelar, Águas Claras, Pau da Lima, Vila Canária, Granjas Rurais e Jardim Esperança.

Também serão afetados os bairros de Sete de Abril, Estrada Velha do Aeroporto, Nova Brasília, Canabrava, Colinas de Pituaçu, Vale dos Lagos, Recanto das Ilhas, Paralela Parque, São Marcos, Avenida São Rafael, Jardim das Limeiras, Bosque Imperial, Alpha Ville II, Boca da Mata, Paripe, São Tomé, Ilha de São João, Coutos, Tubarão, Periperi, Praia Grande, Plataforma, Ilha Amarela, Rio Sena, Alto da Teresinha, Itacaranha, Escada, Alto do Cruzeiro, Mussurunga, Bairro da Paz, Costa Verde, Patamares, Piatã, Itapuã, Praia do Flamengo, Stella Mares, São Cristóvão e Estrada Cia-Aeroporto.